Quem tem coragem? / Videoperformance 2020 / Tempo: 2min.

Avenida Brasil. Rodovia mais movimentada do Rio de Janeiro. Na capital, liga o extremo da Zona Oeste ao Centro da Cidade, rota principal de muitos trabalhadores e estudantes periféricos. O familiar ambiente caótico, da correria e do trânsito pesado, dá lugar a uma atmosfera onírica, protagonizada por Theuse Luz, a Pavuna Kid. Em Quem tem coragem?, a artista, membro da House of Mutatis, pertencente à comunidade Ballroom, ressignifica esse espaço de fluxo ao performar a dança urbana Voguing em corpos que se deslocam pelo espaço por meio de movimentos automatizados.
A divergência nos movimentos, na indumentária, a interação com as construções urbanas, a performance de gênero: expondo seus códigos hegemônicos, tudo isso propõe uma quebra desse espaço que parecia comportar tanta diversidade, mas que, no entanto, se mostra altamente codificado e hierarquizado. Dialogando com as margens de diferentes lugares do mundo, Pavuna Kid nos traz os seguintes desafios:
Quem tem coragem de lutar pela verdade?
Quem tem coragem de ser de verdade?

Texto da Curadora Carolina Rodrigues.


Audiodescrição do trabalho


Theuse Luz é artista negre & não binarie que desenvolve seu processo criativo a partir de memórias da sua criação no subúrbio do Rio de Janeiro, usando as linguagens da moda, música, audiovisual com viés de comunicação. Atualmente é membro participante da House of Mutatis, coletiva da comunidade Ballroom, grupo social responsável pela criação da modalidade de dança urbana Voguing.